SEGURO RESIDENCIAL: ELE PROTEGE TODOS OS MEUS BENS PESSOAIS?
Quando você faz um seguro de carro, tem certeza de que seu veículo e você estão protegidos. Mas se você fizer um seguro residencial, o que será que ele irá proteger? Afinal, há tantos pertences em sua casa. Nesse artigo você vai descobrir quais são as coberturas que o seguro residencial oferece e se ele também protege seus bens pessoais.
AS COBERTURAS BÁSICAS DO SEGURO RESIDENCIAL
O seguro residencial é uma modalidade de seguro que não é muito popular aqui no Brasil. Segundo um estudo feito pela FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), das 68 milhões de residências que existem em nosso país, apenas 13,3% delas possuem esse seguro.
Isso acontece porque a maioria das pessoas não tem informação suficiente sobre esse seguro. Elas acreditam que ele não cobre sua residência, que é muito caro ou desnecessário. Entretanto, as coberturas de um seguro residencial podem ajudar, e muito, todas as pessoas.
Um seguro para residências possui uma cobertura básica que oferece indenização caso o imóvel seja atingido por um raio, um incêndio (seja iniciado ali ou em casas vizinhas) ou então uma explosão.
Todos os seguros residenciais de todas as empresas seguradoras devem incluir essas coberturas. Mas, também é possível contratar coberturas adicionais para o seguro residencial, e nelas está a proteção para seu bens pessoais.
O QUE AS COBERTURAS ADICIONAIS PROTEGEM?
Existem diversos tipos de coberturas adicionais que você pode contratar para o seu seguro residencial. Cada uma delas protege você, sua família, sua casa e seus pertences de uma maneira diferente.
Elas atendem necessidades múltiplas e diversificadas, sendo portanto, indicadas para cada caso segundo aquilo que o seguro precisa para si.
Há coberturas adicionais que protegem contra danos e panes elétricas em sua residência. Assim, se um equipamento eletrônico for danificado por causa desses problemas, você terá o concerto pago ou o aparelho substituído.
Também pode ser contratada a cobertura para roubos e furtos, aliás, uma cobertura muito importante em razão dos problemas sociais que enfrentamos atualmente. Com essa cobertura, se sua residência for assaltada você será indenizado dos bens que foram subtraídos de lá.
Você também pode contratar uma cobertura mais específica para sua residência. Como no caso de proteção para seus documentos pessoais, por exemplo. Caso aconteça algum problema com eles e você precise pedir uma nova emissão, os gastos serão cobertos para você.
Algumas operadoras ainda oferecem a cobertura do seguro residencial para obras de arte, joias, tacos de golfe, móveis, entre outros mais. Basta contratar esse serviço e incluir na apólice os objetos e pertences que você pretende proteger em seu seguro.
E uma boa notícia para quem trabalha no sistema home office: existe também uma cobertura para isso, e ela protege seu material de trabalho caso venha acontecer algum problema com ele.
Ou seja, o seguro residencial é muito completo e oferece tantas soluções que é essencial contratá-lo para se ter mais tranquilidade. E não se preocupe, porque esse seguro não tem um valor alto demais.
As apólices de um seguro residencial costumam ter uma tarifa que representa apenas 0,3% do valor do imóvel, ou seja, é um investimento pequeno para um serviço útil e amplo.
E isso porque ainda não citamos as coberturas adicionais que te protegem no caso de eventos climáticos extremos, que mantêm segurados os seus empregados domésticos, também cobrem acidentes pessoais, as tubulações, entre muitos outros mais.
Por isso, se você ainda está incluso nos 86,7% das pessoas que não possuem seguro residencial, é hora de repensar essa posição. Afinal, o seguro protegerá a sua residência, você, sua família, terceiros e seus bens pessoais.
Deixe uma resposta