Conheça detalhes sobre o novo emplacamento no padrão Mercosul

Depois de mudanças nos prazos estabelecidos para a troca das placas para o novo padrão Mercosul, foi definido no dia 28 de Julho de 2019, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que a data pra início da obrigatoriedade do uso da placa seria 31 de Janeiro de 2020. Agora, essa mudança no padrão das placas de carros no Brasil é obrigatória, algo que já foi implantado no Uruguai e na Argentina, e em breve estará em vigor no Paraguai e na Venezuela.

Essa mudança é obrigatória para veículos em algumas situações, confira:

  • Primeiro emplacamento (na compra de carros novos)
  • Transferência de Município
  • Quando há troca de categoria (por ex. um carro de passeio que irá se tornar um taxi)
  • Quando a placa antiga não passar na vistoria, por estar ilegível ou danificada de alguma forma

Para os outros casos, por enquanto, a mudança ainda não é obrigatória.

O que muda com o novo padrão de emplacamento?

O padrão da placa permanece com sete dígitos, mas com essa mudança, fica com quatro letras e três algarismos. Essa alteração aumenta bastante o número de combinações possíveis – passa a ter por volta de 450 milhões de combinações). Outro detalhe que muda, é que a sequência que antes eram 4 números, terão um número no meio (ex. A1BC).

No lugar da tarja preta com o nome da cidade e sigla do estado, o padrão novo de emplacamento terá uma faixa azul com o nome e bandeira do país. Pouco abaixo, você encontrará um QR CODE, pelo qual as autoridades poderão descobrir todas as informações do veículo de maneira 100% digital. As cores variam de acordo com a categoria do carro, confira:

  • Preto: carros particulares
  • Vermelho: veículos comerciais, taxis e de autoescola
  • Azul: carros oficiais
  • Verde: carros de teste
  • Dourado: carros diplomáticos
  • Prateado: modelos de coleção

Como ficará a numeração na placa nova?

O segundo algarismo da placa atual irá ser substituído por uma letra, de acordo com a tabela abaixo:

PLACA ANTIGA PLACA NOVA
0 A
1 B
2 C
3 D
4 E
5 F
6 G
7 H
8 I
9 J

 

Ou seja, uma placa que for ABC-1234 passará a ser ABC-1C34 – o número dois será trocado pela letra C.

Corretora de Seguro Auto

Conte com nossa corretora para encontrar o melhor seguro para seu veículo, estando ele com o emplacamento novo, ou no antigo. Trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado, e somos especialistas em encontrar os melhores seguros para cada cliente de forma individualizada e personalizada, de acordo com a necessidade de cada um. Faça uma cotação pelo site ou entre em contato conosco pelo whatsapp a qualquer momento.

IMPORTANTE As informações contidas nesse artigo são válidas para a data da postagem. Os valores e condições poderão ser revogadas ou alteradas a qualquer tempo sem aviso prévio. Consulte as regras e condições vigentes antes do fechamento da(s) proposta(s).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Corretor Renova Seguros Corretor Autorizado
Olá, que tal fazer um orçamento gratuitamente? Me informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)

Simule seu seguro pelo melhor preço!